sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Coragem Política!

Companheiras e companheiros do PDT,

É, sinceramente, um imenso prazer estar aqui com vocês, nesta cidade heróica, lugar de tantas batalhas pela República, pela Democracia, pela Legalidade. Quis o destino que, aqui e agora, não estivesse presente, fisicamente, um homem que dedicou toda a sua vida em prol dos ideais do Trabalhismo, da Democracia e da Justiça Social. Mas, cumprindo com o nosso dever, aqui estamos, juntamente com todos os companheiros e companheiras de nosso sofrido estado, nos esforçando em representá-lo. Temos a consciência de que este Encontro é de celebração por uma das mais belas campanhas cívicas de nossa história, liderada pelo jovem governador gaúcho, a quem o poeta chileno e prêmio Nobel - Pablo Neruda -, dedicou um lindo poema titulado Brizola de las Américas. E, se nos perguntarmos a principal razão da existência de tal Campanha, temos de reconhecer que esta deveu-se a uma qualidade rara na política brasileira:

Coragem! Amigas e amigos, o Brizola foi sinônimo de Coragem Política!

Não podemos jamais esquecer de que somos o partido do trabalhismo brasileiro - movimento autóctone-, que não deixa a desejar em nada, seja do ponto de vista teórico ou prático, em relação às outras ideologias. Este encontro pode nos servir não somente para relembrar esse feito ímpar de nossa história; mas, também, para começarmos a refletir a respeito de nosso próprio partido, de nosso papel no presente e no futuro. Eis, senhoras e senhores, que nos surgem algumas perguntas:

1. O PDT tem estado à altura dos ideais trabalhistas protagonizados por Getúlio Vargas, Alberto Pasqualini, João Goulart, Leonel Brizola e Darcy Ribeiro?
2. Se, na raiz de nossos ideais trabalhistas, encontra-se a concepção nacionalista e, consequentemente, antiimperialista, está o PDT combatendo a nossa situação de mera neocolônia exportadora de matéria-prima e commodities, cujos repetidos governos teimam em nos manter?
3. Ou está mudo, tímido e acomodado diante de tal realidade imposta pelo neoliberalismo, há 30 anos, com a tal chamada globalização?
4. Resignou-se o nosso partido, ao igual que muitos outros partidos ditos progressistas e de esquerda, com a velha concepção de crescimento econômico dependente ou a oportunista miopia de que crescimento econômico implica em diminuição da desigualdade social, tão divulgada pela nossa imprensa oficialista?

Senhoras e senhores, ainda na raiz de nossos ideais trabalhistas, temos uma outra, a do primado dos valores do trabalho sobre o capital. Não esqueçamos o nosso papel de partido que busca transformar a nossa realidade social e econômica fazendo com que o nosso povo conquiste uma vida digna e, assim, o nosso país se torne uma grande Nação. Coragem política PDT!

Getúlio, Jango, Brizola, Darcy, Francisco Julião, Abdias Nascimento, Mário Juruna, Jackson Lago vivem!

Saudações Trabalhistas!

Igor Lago
Presidente Estadual do PDT do Maranhão

* Discurso que seria apresentado no V Congresso do PDT em Setembro de 2011, mas por limitação do tempo teve que ser encurtado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário