quinta-feira, 24 de outubro de 2013

DIVÃ MARANHENSE 5

As mais recentes pesquisas eleitorais (incluindo a divulgada hoje pelo IBOPE) mostram uma recuperação parcial da presidente Dilma após as manifestações de junho.

Apesar de não ter feito nada, absolutamente nada (exceto muito marketing e uso e abuso de sua presença na mídia) em resposta às causas que motivaram aquelas, os seus índices de intenção de votos melhoraram nas pesquisas, mas sem chegar ao patamar anterior que garantia a tranquila reeleição.

Isto prolonga a sessão no divã maranhense dos grupos sarneyístas e os seus dissidentes. A rigor, como se trata de Maranhão, ambos os grupos querem o mel, isto é, o peso do oficialismo federal.

Fortalecido pelo Bolsa Família e outros programas como o Minha Casa e, agora, o Mais Médicos, o assistencialismo, como sempre, poderá alcançar mais da metade do eleitorado maranhense. Quem estiver patrocinado por este leva as vantagens eleitorais e, principalmente, o voto.

Daí a luta a foice e martelo entre estes dois grupos, ambos da base aliada do governo federal, que querem o mel, os louros e outras coisinhas a mais.

O grupo dos dissidentes do sarneyísmo, representado pelos senhores Zé Reinaldo e Flávio Dino, está fazendo de tudo para obter esse apoio, que considera a extrema benção ( uma verdadeira nomeação) para as eleições. E fica a ludibriar os partidários dos presidenciáveis oposicionistas Aécio Neves(PSDB) e Eduardo Campos(PSB-REDE).

Assim, pensa em ter todos os palanques, o oficialista e o dos oposicionistas, com o único objetivo de desestimular qualquer outra candidatura oposicionista a governador que só tem a contribuir para o debate.

E, como esta possibilidade se torna cada vez mais real, apelam para todo tipo de pressão, de inibição, de promessas de formação de chapas proporcionais vantajosas, etc.

Em quem esse grupo votará? - O seu João e a dona Maria sabem tanto quanto nós: Na Dilma! Alguém duvida?

Mas, em compensação, prometem oferecer o palanque, timidamente, aos outros presidenciáveis, caso estes venham na campanha eleitoral.

Resta saber se aceitarão exercer o papel de enganados?

Nós, eleitores livres e independentes desse oficialismo, não podemos permanecer assistindo ao divã.

Temos de levantar as bandeiras da verdadeira mudança no Maranhão e no Brasil.

Igor Lago

Nenhum comentário:

Postar um comentário