segunda-feira, 18 de junho de 2012

Cidadão Imperatrizense

Discurso de Agradecimento ao Título de Cidadão Imperatrizense

Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara de Vereadores, Sr. Hamilton Miranda, em nome do qual cumprimento a todos os vereadores e funcionários desta casa,
Excelentíssimo Senhor Prefeito da cidade de Imperatriz, Dr. Sebastião Madeira,
Ilustre Ex-Vice-Governador do Estado do Maranhão Pastor Porto,
Ministro Edson Vidigal,
Ex-secretária de Segurança Pública Dra. Eurídice Vidigal,
Autoridades municipais e estaduais,
Amigas e amigos que nos prestigiam nesta tarde, dentre eles, os Srs. Siqueira, Fernando Antunes, Arnaldo, Josué Moura, ...

Primeiramente, quero agradecer, em nome da Clay, ao vereador Pastor Gonçalves, pela indicação de seu nome para receber o título de cidadã de Imperatriz.
Igualmente, agradeço ao Vereador jornalista Alberto Sousa, que teve a iniciativa de propor meu nome para receber o título de Cidadão Imperatrizense.
Ao tomar conhecimento de sua iniciativa, surgiu-me uma felicidade, não pelo título em si, o que já é uma grande deferência, mas pelo gesto, que atribuo como mais uma homenagem ao meu falecido pai, e por tudo o que ele representa para os imperatrizenses.

Aproveito, também, vereador Alberto Sousa, para lhe agradecer pela coragem e altivez de ficar ao seu lado em sua última, derradeira e tão prejudicada campanha eleitoral, assim como a cidade de Imperatriz, que não caiu nas estórias de seus adversários e sufragou seu nome com mais de 73% de seus votos.

Em segundo lugar, agradeço à Câmara Municipal de Imperatriz, indistintamente, a todos os seus vereadores pela homenagem.

Sinto-me honrado por receber esta honraria, já concedida ao meu pai, que agora compartilho com todos os meus familiares, amigos e colegas de profissão, dentre eles, os Drs. Mauro Fonseca e Nilton Santana, responsáveis por minha atuação profissional nesta cidade, já que me convidaram para fazer parte de um serviço de hemodinâmica - único na região -, e que já realizou mais de 4.623 procedimentos diagnósticos e terapêuticos desde julho de 2006. Igualmente, comparto com os Drs. Ricardo Olivi e esposa, Cruz e esposa, Cassius, Daniela, Enfermeira Laudirene, Secretária Jacy e funcionários.

Imperatriz é uma cidade ímpar em nosso estado. Os bandeirantes, que aqui chegaram nos séculos XVI e XVII, encontraram os índios krikatis e outras etnias. O sítio se transformou em Povoado de Santa Teresa do Tocantins, depois, Vila de Imperatriz no século XIX para, finalmente, tornar-se cidade no século XX. Hoje é a segunda cidade do nosso estado e a ducentésima décima sétima em PIB dentre as quase 6.000 cidades brasileiras. Com certeza, muito mais cedo que tarde, será a capital do futuro estado Maranhão do Sul. Admiro em seu povo o empreendedorismo, a autonomia e uma vontade de vencer que deve servir de exemplo para todas as cidades de nosso estado, inclusive São Luis.

Na história das lutas pela independência dos países latino-americanos, há um herói cubano, o escritor, diplomata, poeta e guerreiro José Martí, que tem uma frase oportuna para esta ocasião, e que serve para nos prevenir da arrogância e do orgulho fúteis: Toda a glória do mundo cabe num grão de milho!

Recebo este título, que pode não caber num grão de arroz de casca amarelada – uma das cores da bandeira imperatrizense -, com muita humildade. Devo dizer-lhes que essa honraria me estimula a continuar na luta pelos valores que determinam o progresso humano, como a democracia, o direito, a liberdade, o estado laico, a justiça, a igualdade, a cidadania, aos quais tanto se dedicaram Dom Felipe Gregory, Dr. Ulisses Braga, ilustres personalidades desta cidade, assim como Maria Aragão, William Moreira Lima, Neiva Moreira, Jackson Lago e tantos outros em nosso estado, a exemplo do nosso ministro Edson Vidigal.

É o que tenho procurado fazer, seja ao atender o convite da maioria dos membros da Comissão Provisória do PDT deixada por ele, quando assumimos a sua presidência entre 06 de junho e 01 de dezembro de 2011, seja aqui e agora, quando estamos afastados, arbitrariamente, por uma decisão monocrática de uns senhores que não entendem o significado da Grécia.

Sim, da Grécia! Aquele pedaço de chão, que hoje encontra-se numa crise político-econômica mas, logo, com as próximas eleições, dará mais uma demonstração de crença na democracia. Esse país, há 25 séculos atrás, formado por pequenas cidades e colônias, conservavam entre si uma autonomia, um respeito, uma reticência ao imperialismo e à prepotência de tiranos, o que nos marcou para sempre ao dar sentido à civilização ocidental, ao ensinar que o diálogo, as discussões e decisões coletivas são uma maneira mais ética de convivência, ao invés do dar e obedecer ordens, da imposição, da guerra. Eles inventaram ou tornaram mais elementar a Democracia – regime imperfeito, como toda obra humana, mas superior a todos os demais.

Sinto-me tranquilo e convicto de que estou onde devo estar: Ao lado daqueles melhores valores cívicos, pautado pela ética e cultivando a democracia, seja como militante de um partido político, seja como um cidadão comum, embora muito diferente daquele que o ex-presidente Lula referiu-se num passado recente.

Esta é a melhor forma de homenagear a todos que lutaram e lutam por um Maranhão, um Brasil e um mundo melhor. É a forma mais sincera de retribuir essa homenagem.

Muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário